Magazine

SOQUETES E ACESSÓRIOS DE IMPACTO

Soquetes e acessórios de aperto tradicionais e de impacto têm funções diferentes na aplicação diária nas rotinas de manutenção.

 

 

Seu uso deve obedecer algumas regras básicas para se evitar desgastes desnecessários, quebras e, até mesmo, acidentes. Os soquetes e os acessórios tradicionais são fabricados em aço cromo-vanádio. Apesar de sua composição e tratamento térmico proverem alta durabilidade, essas ferramentas não foram projetadas para ser aplicadas com dispositivos de alta rotação, mas somente com ferramentas de aperto manual, como catracas e barras extensoras.

 

O impacto constante de dispositivos de alta rotação com porcas e parafusos pode trincar ou quebrar soquetes e acessórios de uso manual. Por esse motivo, a King Tony projeta ferramentas especiais de impacto.

 

Fabricados em aço cromo-molibdênio temperado, os soquetes e os acessórios de impacto são especialmente projetados para equipamentos elétricos e pneumáticos de alta rotação. Seu material mais maleável absorve melhor o impacto proveniente da resistência entre marteletes e parafusos.

 

A resistência dos soquetes e dos acessórios de impacto da King Tony é 50% maior ao instituído pelo Deutsches Institut für Normung (DIN), mas, mesmo assim, alguns cuidados devem ser observados:

 

  • Não é recomendável exceder o limite de 90 PSI ou 6.3 Bar de pressão durante o uso de ferramentas pneumáticas de alta rotação com soquetes ou acessórios de impacto;

  • Ao se utilizar de chaves soquete de impacto em ferramentas pneumáticas ou elétricas, deve-se iniciar, gradativamente, a rotação do menor torque para o maior;

  • Deve-se respeitar o torque máximo recomendado de extensores e de adaptadores de impacto, sempre em torno de 200 e 600 Nm para ferramentas entre 3/8” e 1/2”; 750 e 800 Nm para ferramentas de 3/4”; e entre 2.000 e 3.500 Nm para ferramentas de 1”;

  • Ao trabalhar com ferramentas de alta rotação, soquetes e acessórios de impacto, recomenda-se utilizar óculos e luvas de proteção para evitar acidentes.

 

 

 

 

Compartilhar esta notícia:

Magazines