Magazine

MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE FERRAMENTAS

A MAIORIA DAS FERRAMENTAS POSSUI VIDA ÚTIL BASTANTE EXTENSA. PORÉM, O USO INTENSO E CONTÍNUO FAZ COM QUE O DESGASTE APAREÇA, CEDO OU TARDE. DE QUALQUER FORMA, SEGUIR ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS FAZ COM QUE AS FERRAMENTAS DUREM MUITO MAIS.

 

Tanto a forma como as ferramentas são usadas como o local onde elas estão acondicionadas influenciam em sua durabilidade. Por exemplo, ferramentas atiradas consistentemente ao chão sofrem riscos em suas camadas de cromo e, se expostas à água ou à umidade por longos períodos de tempo, acabam oxidando.

 

Outro exemplo refere-se ao mau uso das ferramentas. É importante utilizar-se de ferramentas apropriadas para cada tipo de serviço, não usando alicates como extratores de pregos, chaves combinadas como martelos, arco de serra como serrote, etc. As ferramentas são fundamentais para a execução das mais diversas tarefas, portanto, as utilize da forma correta para maior durabilidade e para sua maior segurança.

 

  • Faça a limpeza com uma flanela seca e com óleos lubrificantes;

  • Aplique um pouco de óleo anticorrosivo a cada seis meses, removendo o excesso com um pano após alguns minutos;

  • Guarde as ferramentas em locais secos, de preferência em uma caixa de ferramentas ou em um carrinho porta-ferramenta, dando preferência a locais sem umidade;

  • Não utilize extensores no cabo das chaves de aperto, com a finalidade de aumentar o torque, este procedimento danifica a ferramenta, compromete sua eficiência e aumenta as chances de quebra e acidentes;

  • Fique atento às especificações de cada ferramenta, evitando torções e quebras desnecessárias, e siga estritamente suas instruções de aplicação e segurança.

Compartilhar esta notícia:

Magazines