Magazine

A CALIBRAÇÃO E A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE TORQUÍMETROS

PRESERVAÇÃO DO EQUIPAMENTO E DE SEU TORQUE.

 

A manutenção automotiva ou industrial exige o controle do torque aplicado para garantir eficácia no processo de montagem de peças.

 

A aplicação de torque insuficiente sobre um parafuso resulta em seu afrouxamento; já o torque excessivo pode gerar quebras e falhas na fixação de peças e, subsequente, mal funcionamento de componentes.

 

Neste sentido, é necessário ter em mente que um torquímetro é uma ferramenta de precisão e deve ser tratado e mantido como uma ferramenta de medição, cuja calibração e manutenção preventiva devem ser submetidas a um programa de aferição.

 

Durante seu uso, os torquímetros perdem sua precisão e a dispersão dos torques se amplia. Controlar a precisão do torque é uma medida para garantir a qualidade na montagem de peças e componentes.

 

O padrão internacional para calibragens de torquímetros, a Norma ISO 6789, recomenda que os torquímetros que se enquadram nele atendam ou excedam 5.000 ciclos de aperto antes de necessitar de uma nova calibragem, entretanto, a margem ideal é de 3.000 ciclos ou a cada 12 meses.

 

  • Sempre faça a calibração periódica de seu torquímetro em laboratórios que operam em conformidade com a Norma ISO 17025, que atestam as melhores práticas emitem uma lista de até 5 valores base para a calibragem;

  • Monitore o número de vezes que o torquímetro foi usado e fique atento à etiqueta de atestado de calibragem para estabelecer os intervalos entre uma manutenção e outra;

  • Inspecione a catraca do torquímetro para ver se há desgaste de seus componentes. Ela deve ser limpa e lubrificada, periodicamente, seus parafusos devem estar firmes e seu mecanismo deve girar livremente;

  • Após o uso e antes de ser guardado, o torquímetro deve ter seu torque retornado ao menor  valor da escala, para evitar o desgaste de sua mola;

  • Proteja seu torquímetro contra poeira, sujeira, produtos químicos e outros riscos, guardando-o em sua caixa de armazenamento ou em outra proteção, e coloque-o sempre em um lugar seco e limpo.

 

 

Compartilhar esta notícia:

Magazines