O MELHOR DO MERCADO PARA OS MELHORES TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO
PRECISÃO, RESISTÊNCIA E PRATICIDADE SÃO ESSENCIAIS AOS TÉCNICOS DA MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA. E OS TORQUÍMETROS DA KING TONY TRAZEM ISSO AO MERCADO
Qualidade, durabilidade e inovação não são simples conceitos que orientam a produção da King Tony, são características presentes em todos os seus produtos, sobretudo em sua linha de torquímetros; ferramentas especiais indicadas para serviços de montagem e de manutenção, que exigem torques precisos e específicos sobre porcas e parafusos.
A King Tony tem uma linha completa. Ao todo, são 16 tipos de torquímetros. Há torquímetros de estalo, com encaixes que variam de 1/4” a 3/4” e que podem aplicar de 10 cNm a 1.000 Nm de força; torquímetros para insertos de chaves fixas, de chaves estreladas e de catracas reversíveis; torquímetros axiais para Bits de 1/4”; e torquímetros digitais, que possibilitam a aplicação de torques angulares de 0° a 360°.
Altamente duráveis e resistentes, os torquímetros da King Tony têm sua estrutura fabricada em liga de alumínio com acabamento cromado e tratamento antiferrugem; a catraca fabricada em aço cromo-vanádio e engrenagens internas fabricadas em aço-cromo molibdênio fosfatizado. Toda a estrutura foi projetada para maior resistência aos impactos e aos desgastes da aplicação diária.
Além disso, todos os torquímetros da King Tony têm seus mecanismos internos lubrificados. Isto garante melhor funcionamento de todo o sistema; evita fadigas e desgastes desnecessários das peças e aumenta a vida útil da ferramenta.
O projeto robusto do mecanismo interno, montado com alta precisão, somado à utilização de molas de liga de aço, garante maior precisão aos torquímetros da King Tony. Em testes com 10.000 ciclos de operação, a precisão de torque não varia além de +/- 3%.
Essa variação é menor do que o limite imposto pelo Deutsches Institut für Normung (DIN) e pela International Organization for Standardization (ISO), de +/- 4%. Portanto, a precisão do torque aplicado pelos torquímetros da King Tony é superior ao padrão internacional.
Produzidos de acordo com as normas DIN ISO 6789, ANSI/ASME B107.14 e B107.300, os torquímetros da King Tony são fornecidos também com certificado de calibração NBR ISO/IEC 17025, expedido por laboratório RBC, acreditado pelo INMETRO.
As marcações em centímetro Newton metro (cNm) e em Newton metro (Nm), nos torquímetros de estalo, de inserto e axial são gravadas a laser, para maior facilidade no reconhecimento das fontes durante o uso. A seleção de torque é também mais rápida e fácil; basta puxar o anel seletor e girá-lo para ajustar o torque de acordo com o desejado.
Nos torquímetros de estalo há um sistema sonoro que emite um “click”. Este som indica ao operador o momento em que o torque desejado foi atingido e evita apertos excessivos ou desnecessários, que podem, muitas vezes, prejudicar as porcas, os parafusos e o objeto trabalhado. Esses modelos dispõem também de um botão de liberação rápida, que facilita a troca de soquetes.
Tanto os modelos de estalo – entre 3/8” e 3/4” – como os modelos de inserto têm empunhadura em borracha termoplástica injetada, que proporciona maior firmeza durante a aplicação da ferramenta. Já o modelo axial tem empunhadura em NBR. A resistência à torção deste material é 30% superior aos demais tipos de borracha, o que garante maior durabilidade em condições de uso constante.
A King Tony dispõe também de um torquímetro digital para aplicação de torque padrão e torque angular. Nele é possível escolher diversas unidades de medida de força, entre elas Nm, Kgfm, Lb.in e Lb.ft. Sua precisão é de +/-2% para torque padrão no sentido horário e de +/-3% para torque padrão no sentido antihorário e para torques angulares de 0° a 360°.
O torquímetro é equipado com luzes de LED que acendem sequencialmente para indicar a finalização de aplicação do torque – luz piscante para 80% do torque e luz estática para 100% do torque – indicado também pela emissão de um sinal sonoro. Além disso, seu sistema de memória pode armazenar até 10 funções pré-programadas, facilitando ainda mais o uso diário.
A tela digital em LCD com iluminação facilita a visualização, mesmo em ambientes de pouca luz. Já a função de autodesligamento, após 80 segundos sem uso, contribui para a maior durabilidade de suas baterias. O equipamento tem uma autonomia de 110 horas de operação contínua.